A Atenção Básica é a principal porta de entrada do SUS, junto com as unidades de urgência e emergência. É a partir do atendimento do cidadão...
A Atenção Básica é a principal porta de entrada do SUS, junto com as unidades de urgência e emergência. É a partir do atendimento do cidadão em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que se inicia a prestação do serviço assistencial de saúde pública. O aumento da cobertura dos serviços de Atenção Básica no território propicia o acesso do cidadão aos serviços de saúde de forma capilarizada, contemplando locais onde outros serviços sociais nem sempre chegam, e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.
A modalidade de atenção e de serviço de saúde com o mais elevado grau de descentralização e capilaridade, cuja participação no cuidado se faz sempre necessária. Seu objetivo é identificar os riscos, necessidades e demandas de saúde, utilizando e articulando diferentes tecnologias de cuidado individual e coletivo, por meio de uma clínica ampliada capaz de construir vínculos positivos e intervenções clínica e sanitariamente efetivas, na perspectiva de ampliação dos graus de autonomia dos indivíduos e grupos sociais. A atenção básica deve coordenar o cuidado e reconhecer as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando as necessidades desta população em relação aos outros pontos de atenção à saúde, contribuindo para que a programação dos serviços de saúde parta das necessidades de saúde dos usuários.
No Ano de 2020 o município de Águas Lindas de Goiás alcançou no ano a nota de 2,85.
Já em 2021 o Município de Águas Lindas de Goiás foi destaque no Ranking Nacional da Atenção Básica obtendo a histórica nota de 9,65 na avaliação que é feita pelo Ministério da Saúde em todo o território nacional nos 5.568 municípios.
Este avanço representa um salto de 66% na melhoria dos serviços da atenção básica. É mais qualidade para os usuários da rede pública municipal de saúde.
Durante 1° Entrega de Cadeiras de Rodas Especiais da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Igualdade Racial em sua fala o Secretário de Saúde Dr. Rui Borges ressaltou sobre a importância do indicador do Governo Federal que monitora os serviços e ajudam as secretarias municipais a implementarem metas e otimizarem os serviços aos munícipes.
“É uma conquista! Pra quem não é da saúde não tem ideia dessa proporção que é uma conquista dessa. É uma conquista grandiosa. O município com mais de 200 mil habitantes, eu tenho certeza que município nenhum do pais conseguiu essa nota, a gente ta muito feliz com esta conquista” disse o secretário Rui Borges.
A Secretaria Municipal de Saúde realizou no ano de 2021 uma série de ações e investimentos para a melhoria da rede pública de saúde. Foram investidos um total de 80 milhões em toda a Rede Municipal de Saúde.
Reformas e ampliações de Unidades Básicas de Saúde. Contratação de mais profissionais para ampliar o atendimento operacional.
É o Governo Municipal trabalhando para você
Prefeitura de Águas Lindas de Goiás
Um novo tempo!
com informações da Secom – Secretaria Municipal de Comunicação - Jornalista Alyson Lemos
COMMENTS