O CineSolarzinho foi realizado neste sábado (14/5) na Praça da Bíblia e foi um sucesso. Foram exibidos três curtas-metragens brasileiros e o...
O CineSolarzinho foi realizado neste sábado (14/5) na Praça da Bíblia e foi um sucesso. Foram exibidos três curtas-metragens brasileiros e o filme infantil “Turma da Monica - Laços”.
A sessão teve entrada gratuita com distribuição de pipoca e mais de 200 mudas de arvores nativas do cerrado.
O público pôde conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema.
A 2ª Edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco BV e apoio da Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Comunicação de Águas Lindas de Goiás, e foi realizada pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.
Estiveram presentes, além da equipe do CineSolar, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo Denildson de Oliveira, o Diretor Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas André Cavalcante e o Chefe do Departamento Municipal de Promoção da Igualdade Racial Leandro Soares. Através do Secretário Municipal de Meio Ambiente Mauro Correa foram distribuídas à população mais de 200 mudas de madeiras nobres do cerrado.
“A arte cinematográfica possui uma capacidade de difusão entre os indivíduos, a qual pode criar diversas ideias, sentimentos, percepções a respeito das relações em que vivem, assim como, despertar algum tipo de questionamento a partir das imagens transmitidas através dos filmes. o cinema apresenta grande importância como uma ferramenta de entretenimento e de interação na sociedade”. Disse o Secretário Municipal de Cultura e Turismo Denildson.
”Além disso, diversos filmes apresentam temáticas morais, sociais e atuais, que fazem com que as pessoas que os assistem se conscientizem e sejam informadas sobre diversos aspectos". Pontuou o secretário.
"Podemos perceber o encanto no olhar das crianças e da população que muita das vezes não tem acesso a este tipo de arte, este um dos principais objetivos de nosso governo, Fomentar a Arte e a Cultura para toda a população” enfatizou
CineSolarzinho é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.
Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. Uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial - feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma - são uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades.
“O tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.
O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.
“Fazer parte desse projeto pioneiro é uma grande honra. Como um dos líderes do mercado de financiamento de energia solar, sabemos da importância de levar pelo país a mensagem de sustentabilidade que esse mercado traz, além de aliar com um tema relevante que é a cultura”, afirma Flávio Suchek, diretor executivo de Varejo do banco BV.
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