Rádio Cidade FM 98,1

Apesar da falta de regulamentação específica, mandatos coletivos ganham espaço em Goiás

Até o momento, Estado conta com o lançamento do modelo com o foco voltado para a Educação Apesar de a legislação brasileira ainda não regula...

Até o momento, Estado conta com o lançamento do modelo com o foco voltado para a Educação


Apesar de a legislação brasileira ainda não regulamentar os chamados mandatos coletivos, nos quais um representante eleito para o Legislativo se compromete a dividir o poder com um grupo de cidadãos, o modelo vem ganhando espaço, principalmente entre a esquerda e a centro-esquerda. A tendência deve se manter nas eleições deste ano, quando também haverá uma novidade nas urnas em relação a esse tipo de candidatura.

Representantes de determinadas pautas que entendem que não teriam força para se eleger sozinhos consideram a candidatura coletiva uma forma de conseguir se fazer representar em cargos eletivos. O coletivo escolhe uma pessoa para formalizar a candidatura junto à Justiça Eleitoral, mas faz campanha em nome do grupo. E, se a pessoa é eleita, conduz o mandato também de forma coletiva, com reuniões para definir posicionamentos e atividades.

Até o momento, Goiás tem a pré-candidatura do mandato coletivo denominado “Pequi da Educação”. O professor Weslei Garcia, de Valparaíso, ex-candidato a governador pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em 2014 e 2018, e mais oito pessoas propõem em conjunto esse modelo para a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Além de Weslei, integram o grupo os professores Marcelo Moreira, Magda Borges, Helen Saraiva, Marcilon Duarte e Nilda Trindade, além dos estudantes Ronaldo dos Anjos, Apoema Torres e Marta Nascimento.

Garcia destacou que está liderando o grupo, mas, isso não significa que as decisões serão tomadas de forma unilateral. “Muito pelo contrário. Meu nome encabeça o grupo, até porque o TRE [Tribunal Regional Eleitoral] exige o nome de uma única pessoa no registro, mas trata-se de um coletivo da educação, isto é, um coletivo que se propõe a levar para a Alego realmente o debate da educação aqui em Goiás”, disse.

O professor também chama a atenção para os temas debatidos. “Não quer dizer que discutiremos somente educação. Todos os pontos pertinentes à luta dos trabalhadores serão discutidos e representados, pautados, claro, a partir da educação, porque acreditamos que com educação a gente transforma a sociedade”, pontua.

Novidade nas urnas
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permitiu que, pela primeira vez, a denominação do coletivo apareça na urna eletrônica ao lado do nome do candidato que o representa.

Segundo resolução aprovada pelo TSE em dezembro passado, será mantida a exigência de que a candidatura seja registrada no nome de apenas uma pessoa. O exercício do mandato também seguirá formalmente vinculado ao nome da pessoa que consta no registro da candidatura.

O ministro Edson Fachin, presidente do TSE, afirmou que “a chamada candidatura coletiva representa apenas um formato de promoção da candidatura, que permite à pessoa que se candidata destacar seu engajamento em movimento social ou em coletivo”.

COMMENTS

Nome

ÁGUAS LINDAS,364,ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DURANTE A QUARENTENA,12,BRASIL,368,CIDADES,99,CULTURA - ESPORTE - LAZER,146,CULTURA POESIA SIMPLES COM MESTRE RIBAMAR,8,DICAS DE MODA DONA PERGO,40,GOVERNO DO ESTADO DO GOIÁS,676,IGUALDADE RACIAL,16,NOSSO POVO,213,OPINIÃO E DICAS,60,PLANALTINA,8,POLITICAS PÚBLICAS SOBRE DROGA,10,SAÚDE,119,
ltr
item
MIL GRAUS: Apesar da falta de regulamentação específica, mandatos coletivos ganham espaço em Goiás
Apesar da falta de regulamentação específica, mandatos coletivos ganham espaço em Goiás
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghsbKa9CCpvIo3MpjmoKCOWLth2By-6oxTljSnEudIoiaTjQm3A11wIaBtam96zHSKf4LWJap0wMZ9oiVsRKbUGaccSBA61pdNa06htD1MbtGpZJKsaDdwSkF4L3yaLhZPlnrC1GyLQlLOCcl0bVJgLvcp7lf22Yyc3qU6znyED8riXXgpHMpuZuYo/w640-h362/Captura%20de%20tela%202022-07-13%20101537.jpeg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghsbKa9CCpvIo3MpjmoKCOWLth2By-6oxTljSnEudIoiaTjQm3A11wIaBtam96zHSKf4LWJap0wMZ9oiVsRKbUGaccSBA61pdNa06htD1MbtGpZJKsaDdwSkF4L3yaLhZPlnrC1GyLQlLOCcl0bVJgLvcp7lf22Yyc3qU6znyED8riXXgpHMpuZuYo/s72-w640-c-h362/Captura%20de%20tela%202022-07-13%20101537.jpeg
MIL GRAUS
https://www.aguaslindasmilgraus.com.br/2022/07/apesar-da-falta-de-regulamentacao.html
https://www.aguaslindasmilgraus.com.br/
https://www.aguaslindasmilgraus.com.br/
https://www.aguaslindasmilgraus.com.br/2022/07/apesar-da-falta-de-regulamentacao.html
true
4568815644168681209
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy