Rádio Cidade FM 98,1

Em Genebra, Brasil reafirma compromisso com a promoção da igualdade racial

  Ministra Cristiane Britto abriu, nesta segunda-feira (16), a 108ª sessão do Comitê para a Eliminação da Discriminação Racial (CERD), na se...

 Ministra Cristiane Britto abriu, nesta segunda-feira (16), a 108ª sessão do Comitê para a Eliminação da Discriminação Racial (CERD), na sede da ONU 
Compartilhe por Twitter

Em Genebra, Brasil reafirma compromisso com a promoção da igualdade racial

Ao lado da ministra Cristiane Britto, o titular da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), Paulo Roberto, discursa e responde às perguntas da CERD durante evento da ONU (Foto: Reprodução)

As ações destinadas à promoção da igualdade racial no Brasil foram apresentadas pelo governo brasileiro nesta quarta-feira (16), durante participação na 108ª sessão do Comitê para a Eliminação da Discriminação Racial (CERD), na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça.

Assista à íntegra da sessão

Na abertura do encontro, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Cristiane Britto, chefe da delegação brasileira, fez referência à ratificação, por parte do governo federal, da Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância, ocorrida em 2021. A gestora lembrou ainda da especial atenção dada pela atual gestão aos compromissos assumidos no âmbito das Nações Unidas.

“Zeramos o passivo de relatórios atrasados, eles não foram entregues nas gestões anteriores. Aliás, o relatório que estamos discutindo nesta sessão era o mais atrasado. Hoje, não temos relatório pendente e todos aqueles referentes aos últimos quatro anos foram devidamente submetidos no prazo”, salientou a ministra.

Na oportunidade, o Brasil foi perguntado pelos membros do CERD sobre o andamento das políticas para população negra no país em diversas áreas, como nas questões sociais e de educação, além da atuação durante a pandemia.

Entre as ações desenvolvidas para a população negra, além dos Povos e Comunidades Tradicionais, a ministra destacou o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), que organiza e articula a implementação das ações voltadas a superar as desigualdades raciais no Brasil.

O Sinapir funciona por meio de adesão por parte dos estados e municípios. Para integrar o sistema, os entes da federação devem possuir um conselho de promoção da igualdade racial e um órgão público direcionado para temática.

“Atualmente, 25 estados, de um total de 27 unidades da Federação, integram o sistema. Além disso, 185 municípios também fazem parte da iniciativa. Durante a nossa gestão, tivemos um número recorde de entes federados aderindo ao Sinapir. Foram 127 adesões de 2019 a 2022, contra apenas 81 no período de 2014 a 2018”, pontuou a ministra Cristiane Britto.

Atuação na pandemia

Ainda durante sua fala, a titular do MMFDH informou que o Brasil foi exitoso ao vacinar 88% da população indígena adulta e ainda evitar que os povos tradicionais brasileiros ficassem sem alimentos.

“Para mitigar os efeitos da pandemia, o Brasil investiu bilhões de dólares na concessão de auxílio emergencial para cerca de 68 milhões de pessoas. Em torno de 77% dos beneficiários do auxílio emergencial são pessoas negras. Distribuímos mais de dois milhões de cestas de alimentação a comunidades indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais”, disse a gestora.

Lei de cotas

Um importante destaque foi a Lei de cotas, que completou 10 anos nesta gestão. O dispositivo legal determina a reserva de vagas para pessoas negras e indígenas em instituições de ensino superior vinculadas ao Ministério da Educação (MEC). “Por meio dessa legislação, foi possível aumentar a presença de pessoas negras em universidades públicas federais em quase 400%. Com isso, as pessoas negras são maioria nas universidades públicas pela primeira vez na história, representando 50,3% do total de alunos matriculados”, reforçou o titular da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), Paulo Roberto.

Proteção da mulher

A delegação do Brasil foi questionada pelos conselheiros da CERD sobre o que tem sido feito no país para a proteção das mulheres. O secretário Paulo Roberto chamou atenção para o Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio, que conta com a atuação conjunta e transversal de cinco ministérios e com investimentos de aproximadamente 80 milhões de dólares até 2023.

Saúde indígena

O secretário nacional de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (MS), Raphael Parente, informou que o governo federal integrou a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio dessa iniciativa, se reconhece a eficácia das práticas e dos sistemas tradicionais de saúde indígena e adota um modelo complementar, por meio do qual o atendimento de saúde é prestado às pessoas indígenas, sem abrir mão de costumes e tradições.

Saúde da população negra

Houve ainda, neste governo, a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, que promove a redução das desigualdades étnicas e o combate à discriminação racial nas instituições e nos serviços do SUS.

Defesa da vida

Questionado sobre os métodos contraceptivos no Brasil, o secretário Raphael Parente explicou que o SUS é universal e todos têm acesso aos métodos disponíveis. Sobre o aborto, o gestor pontou que, no país, a prática é permitida nos casos de anencefalia, estupro e risco de vida da mãe. “Nós seguimos a lei e qualquer médico que realize o aborto fora dessas situações comete crime no Brasil. O governo brasileiro segue a legislação e tem como princípio ser contra o aborto e a favor da vida desde a concepção”, disse.

Combate à fome

Os representantes brasileiros também foram indagados pelos conselheiros sobre ações de combate à fome causada pela pandemia. Yvelônia Araújo, secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania (MC), detalhou o auxílio emergencial. “Foi uma estratégia de suporte à população com vistas a conter e mitigar os efeitos econômicos e sociais da pandemia. A eficiência desta política pública emergencial é inegável, já que dados do Banco Mundial indicam que o patamar das pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza caiu de 5,4% em 2019 para 1,9% em 2020”, concluiu.

Cooperação

Por fim, o embaixador Tovar da Silva Nunes, representante brasileiro na ONU, fez um aceno à reiteração do apoio do Brasil à Global Call, que será apreciada no dia 17 de novembro pela 3ª Comissão da 77ª sessão da AGNU. 

Nas palavras do porta-voz, “com a aproximação do fim da Década Internacional dos Afrodescendentes, o Brasil considera essencial e urgente ter respostas coletivas para superar o racismo em nossas sociedades e promover a justiça, o reconhecimento e o desenvolvimento, baseada nos princípios de solidariedade e cooperação”, declarou.

Sobre o CERD

O Comitê da ONU para Eliminação da Discriminação Racial (CERD) foi instituído para que os Estados-Partes da Organização possam efetivar as recomendações da Convenção Internacional sobre a Eliminação da Discriminação Racial. Vale lembrar que este é o mais antigo tratado de direitos humanos que o Brasil é parte, cuja ratificação se deu em 1968.

COMMENTS

Nome

ÁGUAS LINDAS,364,ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DURANTE A QUARENTENA,12,BRASIL,368,CIDADES,99,CULTURA - ESPORTE - LAZER,146,CULTURA POESIA SIMPLES COM MESTRE RIBAMAR,8,DICAS DE MODA DONA PERGO,40,GOVERNO DO ESTADO DO GOIÁS,676,IGUALDADE RACIAL,16,NOSSO POVO,213,OPINIÃO E DICAS,60,PLANALTINA,8,POLITICAS PÚBLICAS SOBRE DROGA,10,SAÚDE,119,
ltr
item
MIL GRAUS: Em Genebra, Brasil reafirma compromisso com a promoção da igualdade racial
Em Genebra, Brasil reafirma compromisso com a promoção da igualdade racial
https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2022/novembro/em-genebra-brasil-reafirma-compromisso-com-a-promocao-da-igualdade-racial/secretariopauloroberto.jpeg/@@images/e59cc6c0-fdfa-4d0b-a21f-e477be46d069.jpeg
MIL GRAUS
https://www.aguaslindasmilgraus.com.br/2022/11/em-genebra-brasil-reafirma-compromisso.html
https://www.aguaslindasmilgraus.com.br/
https://www.aguaslindasmilgraus.com.br/
https://www.aguaslindasmilgraus.com.br/2022/11/em-genebra-brasil-reafirma-compromisso.html
true
4568815644168681209
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy