Governo avança na construção do Plano Diretor da Educação Superior de Goiás Primeira audiência pública do Plano Diretor da Educação Superi...
Governo avança na construção do Plano Diretor da Educação Superior de Goiás
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) deu início à etapa das audiências públicas sobre o Plano Diretor para a Educação Superior do Estado (PDES). Os esforços desta nova etapa concentram-se na mobilização das comunidades acadêmicas e na ampla participação da sociedade.
A primeira audiência pública do Plano Diretor da Educação Superior foi realizada na Universidade Federal de Goiás, na terça-feira (1º/08). Os eventos serão realizados em um total de 10 municípios do estado de Goiás, abrangendo as 10 regiões de planejamento, durante todo o mês de agosto. A participação é aberta ao público, que poderá contribuir para a elaboração PDES.
Nesta próxima sexta-feira (04/08), o evento chega à cidade de Goiás, na Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas (Colégio Sant’Ana). Além de Goiânia e cidade de Goiás, haverá audiências públicas nos municípios de:
- Anápolis (7/08);
- Uruaçu (9/08);
- Jataí (16/08);
- Rio Verde (18/08);
- Itumbiara (23/08);
- Catalão (25/08);
- Posse (29/08);
- Valparaíso (31/08).
Titular da Secti, José Frederico Lyra Netto destaca que o documento base já está pronto e contou com a participação das instituições de ensino superior de Goiás.
“A participação das universidades, de toda comunidade acadêmica e de representantes do setor produtivo foi fundamental. Agora, estamos prontos para começar as audiências públicas. Já temos o material base, mas a ideia agora é partir para um debate amplo.”
José Frederico ressalta ainda a importância de um dos eixos do Plano Diretor em construção referente ao acesso e permanência dos estudantes nas universidades.
“As expectativas são altas, porque sabemos que o ensino superior não deveria ser um privilégio para um grupo de pessoas, como antigamente, mas um espaço para crescer.”
PLANO DIRETOR PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ESTADO DE GOIÁS
O Plano Diretor para a Educação Superior do Estado de Goiás 2024-2033 tem quatro eixos estruturantes: gestão sustentável da educação superior; ensino, pesquisa e extensão; empreendedorismo, inovação e internacionalização; e acesso, permanência e êxito nas Instituições de Ensino Superior.
Lançado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a construção do plano vem sendo trabalhada desde agosto de 2022 e conta com a participação de reitores, gestores, professores das Instituições, públicas e privadas, de ensino superior de Goiás, de instituições de pesquisa de Goiás, e do setor produtivo.
Finalizadas as audiências públicas nas diferentes regiões do estado, a última etapa será a consolidação e a proposição do plano ainda em dezembro de 2023.
SAIBA MAIS
Sedi lança projeto para elaborar Plano Diretor para a Educação Superior
COMMENTS