Plataforma será grande hub logístico do Estado, com atendimento a diferentes cadeias produtivas. Capacidade de transporte é de 11 milhões ...
Plataforma
será grande hub logístico do Estado, com atendimento a diferentes cadeias
produtivas. Capacidade de transporte é de 11 milhões de toneladas por ano.
“Essa ferrovia é a coluna vertebral do País e dá ao Centro-Oeste a perspectiva
de competir com Estados litorâneos”, destaca governador
Inaugurado,
nesta terça-feira (27/07), pelo governador Ronaldo Caiado e pelo ministro de
Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o Terminal Intermodal da Ferrovia
Norte-Sul de Rio Verde vai gerar 1,8 mil postos de trabalho quando estiver em
plena capacidade de operação.
“Essa
ferrovia é a coluna vertebral do País e dá ao Centro-Oeste a perspectiva de
competir com os Estados litorâneos”, ressaltou Caiado. “Isso aqui é emprego, é
renda, gente que vai levar o seu sustento para dentro de casa”, completou o
ministro.
A
plataforma será um grande hub logístico do Estado, com atendimento a diferentes
cadeias produtivas. Com capacidade de transporte de 11 milhões de toneladas por
ano, a expectativa é de que movimente cerca de 1,2 mil caminhões por dia, com
impulso à vocação produtiva local. “Goiás vai dar um salto em termos de
infraestrutura, que será de altíssimo nível, compatível com a grandeza do seu
agronegócio e agroindústria”, projetou o ministro.
Caiado
destacou que os recentes investimentos aplicados pelos governos federal e
estadual no terminal viabilizam os setores econômicos que utilizam rotas
goianas para serviços de transporte. “Antigamente a ferrovia Norte Sul era
motivo de escândalo e corrupção. Hoje, é uma realidade”, afirmou o governador.
O Estado, continuou, saiu de uma situação de isolamento para uma alternativa
viável sob o ponto de vista logístico.
No
agronegócio, por exemplo, os potenciais clientes serão produtores rurais,
cooperativas, indústrias de beneficiamento, usinas de açúcar, tradings e
empresas de fertilizantes. Eles poderão transportar produtos para o mercado
interno e externo. “É competitividade. O produtor terá mais ofertas de
transporte e vai operar de forma mais barata. Essa diferença de valor vai se
transformar em investimento na produção. E aí é o Brasil que vai crescer”,
explicou Tarcísio.
Iniciativa
privada
O investimento para a construção do complexo, que teve suas obras iniciadas em
janeiro, foi de R$ 400 milhões, sendo R$ 185 milhões provenientes de empréstimo
do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). Diretor-presidente da Rumo S.A.,
João Alberto Abreu agradeceu o apoio dos governos federal e estadual à
iniciativa privada. Segundo ele, isso garante “o nível de confiança necessária
para arriscar”, uma referência a novos negócios.
A
plataforma é a maior nos quase 1,5 mil quilômetros do trecho entre Porto
Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP). Somente para a sua construção, segundo a
Rumo, foram gerados 1,6 mil empregos. O prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale,
lembrou da “segurança jurídica” garantida pelo município na viabilização da
obra. “Como diz o ministro Tarcísio, ‘isso aqui é o mundo real’”, afirmou sobre
o salto no desenvolvimento que a estrutura vai oferecer.
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